Paris em uma semana!

Home/Continentes/Europa/França/Paris/Paris em uma semana!

Paris em uma semana!

Embora sem conhecer Paris tão bem quanto conheço Nova York, a viagem que fiz com a família toda, marido, enteados (17, 14 e 10 anos) e filha (5 anos), será dividida neste blog nos mesmos moldes de duas postagens de Nova York:  uma com sugestões de roteiros para quem não conhece a cidade ou vai apresentá-la a quem não a conhece e, outra, daqui a 15 dias, de lugares legais para almoçar perto dos principais pontos turísticos.

 

Esta primeira é sobre os roteiros, que foram pensados a partir da minha experiência em viajar com crianças e também tendo em vista o que conheço da cidade. Já visitei a Paris por ao menos 10 vezes nos últimos 20 anos, e também morei na cidade por dois meses, durante o meu ano sabático, e, assim, sinto-me confortável para dar algumas dicas que podem ajudar na organização da sua viagem..

Acomodação:
 
Para facilitar, alugamos um apartamento, que foi recomendado por uma amiga. O Maison 1400  se trata de um prédio de quatro andares no Marrais, cujo proprietário aluga o prédio todo ou por andares que se comunicam, mas tem entradas independentes. O imóvel é muito bem localizado. Fica numa pequena rua no centro do bairro (entre a Rue de Temple e Rue des Archives) e a duas quadras do Centro George Pompidou e do metro Rambuteau. Dá para hospedar até 10 pessoas. Como estávamos em sete, ficamos com os três apartamentos superiores, Todos têm uma pequena cozinha, e o terceiro, que é um duplex para até quatro pessoas, tem dois banheiros. 
 
Se a ideia é uma viagem em família, acho que vale muito a pena alugar um apartamento. Amigos já usaram e gostaram de imóveis que alugaram por meio do site private homes e gostaram.

Contato para a locação do Maison: 
Sr. Mike Baldridge
mike@parischezvous.com
MAISON 1400, 2 rue Pecquay 75004 Paris
Tel:   +33  (0)6 23 96 31 86
www.parischezvous.com

Transporte:

Nas viagens em família ou em grupo, faz toda diferença contratar uma van ao menos para fazer o traslado do aeroporto para a cidade. Nesta viagem, contratamos para isso, e também para nos levar à Disneylandia.

Fernanda Martins:
Tél. +33 1 69 30 23 82 / fax +33 1 69 20 84 43
E mail : fatima.dias@jorgemtransports.com
7 pessoas com 8/9 malas

Transfer do aeroporto: chegada e partida, 145 €  cada trecho
Ida e volta para Disney às 9h da manhã – 125 € cada trecho
Para Versailles, sem os ingressos, 420 euros, pois o carro fica a disposição para 6 h de serviço

Sobre o roteiro:

O roteiro proposto, segue a lógica de conhecer os principais pontos turísticos sem que isso acabe numa maratona e nem de longe cita todos os locais importantes da cidade. Para isto, seria necessário programar outras idas a Paris, o que sem dúvida não é uma má ideia! 

O mapa abaixo pode ser acessado de diferentes maneiras. As camadas podem ser marcadas de acordo com a sua preferência. Nessa estão marcados os roteiros dessa postagem com os pontos turísticos e restaurantes aqui citados. Na  próxima postagem serão mostradas as camadas com todos os restaurantes que já foram citados em matérias deste blog e os nossos escolhidos. Aguardem.


Nós ficamos oito dias e como estávamos com crianças, incluímos Disney e o Museu de Ciências de La VilletteSe  não estiver com crianças e ficar o mesmo tempo, terá um ou dois dias para compras ou ver uma exposição temporária ou permanente num dos muitos museus não citados nesta postagem.
Esta postagem seguirá o roteiro da minha viagem, mas, obviamente, pode ser realizado na ordem em que achar mais interessante. Sugiro que marque visitas guiadas, particulares ou de grupo, nos museus e outros pontos turísticos sempre que oferecidos, pois ajuda muito na compreensão e faz com que economize tempo, principalmente se estiver com adolescentes e crianças, nem sempre interessadas em arte. Pena que somente o Louvre oferece guia privado em português. Nos demais terá que conhecer inglês, francês ou se virar  no espanhol para poder fazê-las.

 

Fiz quase todas as reservas a partir do Brasil para poupar tempo. As visitas guiadas privadas devem ser feitas com alguma antecedência. Para  subir na Torre Eiffel é essencial se quiser evitar filas de horas. Programe-se.Em grupos de mais de quatro pessoas também é aconselhável reservar restaurantes a partir do Brasil. A maioria dos restaurantes são pequenos e dificilmente acomodarão grupos maiores sem reserva antecipada. Restaurantes muito badalados ou estrelados também devem ser reservados com antecedência. Tenha em mente, ainda, que, com exceção daqueles muito turísticos, o almoço é servido das 12:00 às 14:00, e o jantar das 19:30 às 22:30. 

 
Cheque o final do post para dicas sobre programas guiados e o próximo post para dicas de restaurantes.
 
Vamos aos roteiros diários:
 
Como os voos do Brasil para Paris chegam normalmente no meio da tarde, desconsidere esse dia, pois estará no seu local de hospedagem quando muito as 16:00. Depois de se instalar, o máximo que conseguirá fazer será dar uma volta perto do seu hotel. Aproveite para respirar a cidade e se localizar, isto será  muito útil nos dias seguintes. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Se não tiver feito reserva para janar nesta primeira noite, faça quando chegar  ao hotel e tente reservar para mais cedo para recuperar as energias e ajustar o fuso. Outra dica é encontrar o ponto de venda mais próximo para comprar o Museum Pass. Além de ser mais econômico, dá direito a entrar em praticamente todos os museus da cidade pela fila especial. Vale muito a pena. Pode ser comprado no Brasil, mas terá que fazer com antecedência suficiente para receber pelo correio. Importante saber que crianças e adolescentes ate 18 anos não pagam nos museus, mas podem acompanhar os adultos nas filas especiais reservadas aos portadores do Museum Pass.


Como nos hospedamos num apartamento e não num hotel, aproveitamos para fazer compras para o café da amanhã e uma coisinhas mais e, a noite, jantei somente com meu marido no La Dame de Pic, restaurante 1* Michelin de Paris da prestigiada Anne Marie Pic, uma das única quatro mulheres a receber as 3* Michelin no mundo, pelo seu restaurante Maison Pic no sudeste francês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O restaurante de Paris é despojado e ao mesmo tempo bem feminino. Oferece três menus baseados em aromas por EU 85 e a estava tudo muito bom, embora nada surpreendente..

Foto retirada de: www.luxurystylemagazine.com
 No segundo dia, o primeiro de fato,  acho que o ideal é ver a cidade “por inteiro“. Nada melhor do que pegar o ônibus turístico. Compre o ticket de um dia, incluindo passeio de barco. Se adquirir pela internet terá 10% de desconto, mas pode comprar o ticket em qualquer ponto de ônibus com o motorista. São 9 paradas, mas eu acho que vale a pena apenas usá-lo para ver a cidade toda e se localizar.

Siga do ponto mais próximo ao seu hotel até a parada da Torre Eiffel, desça e pegue o barco para ver a cidade da perspectiva do rio Sena e depois do passeio pegue o ônibus até o ponto onde embarcou. Meio dia (+ ou – 5 horas) é suficiente para isto. Portanto, faça logo de manhã para terminar até às 14:00 e dar tempo de almoçar, ou comece depois do almoço. 


No nosso primeiro dia, levamos as meninas para patinar no último dia da pista de patinação do gelo que é montada somente durante o inverno em frente à Prefeitura (Hotel de Ville), de segunda a sexta 12:00-22:00 e sábado, domingo e feriados 09:00-22:00. Elas amaram.





Almoçamos, no Embassade d’Auvergne, um Bibi Gourmand muito simpático, que fica na região e começamos o passeio de ônibus as 14:30. 

Interior do Embassade d’Auvergne. Foto retirada de: http://www.ambassade-auvergne.com/internet/c_inetpub/index.asp

 

Outra opção à patinação é vistar o Centro George Pompidoue a Praça de Vosges, se estiver na Rive Droit (margem direita do Sena) que não constam dos roteiros a seguir. Se for final de semana e gostar de bicicleta, outra boa opção é circular pela beira do Senna, fechada aos carros aos domingos. Se estiver na Rive Gauche (lado esquerdo do rio), passear pelo Museu Rodin é uma opção bem agradável.

Depois do tour, levamos as crianças para jantar no Nolitha, um pequeno restaurante italiano, na rua do apartamento e fui com meu marido conhecer o L’Atellier L’Etoile, do prestigiado Joel Robouchon. Neste restaurante muito próximo à Champs Elysée, o chef repete o sucesso da marca no mundo, que segue a cópia do primeiro – pequenas porções servidas em torno de um balcão com vista para a cozinha.

No terceiro dia, nós fomos à Disney. A opção de ir numa segunda-feira era evitar os dias mais cheios, mas não adiantou muito. Achei bem lotado e desorganizado, O ticket de um dia vale para os dois parques, Disney Studios e Disneylandia

 

 
Fomos com uma van privada, mas é possível ir de trem :

Transporte público para Disneyland® Paris:

·       Linha: RER A (vermelha) direção “Marne la Vallée / Chessy”
·       Estações em Paris: Charles de Gaulle Etoile, Auber, Chatelet les Halles, Gare de Lyon ou Nation
·       Tickets: podem ser comprados no guichê ou máquinas de quaisquer das estações
·       Estação de chegada: “Marne la Vallée Chessy Parc Disneyland Paris”
·       Tempo de viagem : +/- 0h35 min.

Frequência dos trens:  a aproximadamente cada 15 min.

O ideal é chegar até antes das 10:00, quando abrem os portões e começar pelo Disney Studio, que fecha mais cedo do que a Disneylandia. Os dois parques são muito próximos entre si e também da gare onde para o trem e é onde os  transfers particulares e de grupos deixam os turistas. Portanto, na vale a pena alugar um carro.

Nós saímos de Paris às 9:00 e chegamos as 10:00 com tickets em mãos, comprados pela internet. Ficamos no Disney Studios até às 14:30. De lá fomos para a Disneylandia de onde saímos somente as 20:30, depois do fechamento do Parque (os brinquedos fecham as 20:00, quando começa o show de luzes no castel, que dura mais ou menos 0:30min).

Chegando a Paris ainda tivemos pique de sair para jantar no Auberge Flora, um pequeno bistrô moderno no 11º arrondissement.

Pena que estávamos cansados para provar o menu degustação de tapas.
O lugar é transado e a comida estava deliciosa. 
Essa foto de Auberge de Flora é cortesia do TripAdvisor
No terceiro dia,  visitamos o Museu Ciência e Indústria de Paris no Parque de La Villette. Esse museu ao qual eu tinha ido há mais de 20 anos é muito interessante para as crianças e para aqueles interessados em ciências. É o maior da Europa sobre o tema e se divide em varias sessões temáticas.

 

 

Para crianças de 1 a 12 anos é imperdível conhecer a cidade das crianças (Cité des Enfants). Trata-se de uma parte do museu, dividida em duas partes independentes, uma para crianças de até 4 anos e outra para as de 5 a 12 anos, onde elas são convidadas, em sessões de uma hora e meia, a conhecer e experimentar de maneira lúdica varias áreas da ciência. Minha filha e enteada adoraram. Enquanto participamos da sessão da Cité des Enfants, meus enteados visitaram uma exposição temporária sobre video games, em cartaz até 24 de outubro de 2014, um sucesso entre os adolescentes.

Ao lado do museu fica La Geode, um cinema IMAX cilíndrico que exibe sessões de filmes de uma hora. São vários filmes por dia, sobre assuntos variados. Atualmente, 8 filmes estão em cartaz, sendo 4 em 3D. Vimos o Dragons, que explora com imagens incríveis a mitologia e o fascínio da humanidade com os dragões ao longo de milhares de anos .

La Geode. Foto obtida em: http://fr.wikipedia.org/wiki/La_G%C3%A9ode

 

Como as entradas para Cité des Enfatnts e para exposições temporárias, têm que ser adquiridos a parte do Museum Pass e, ainda, pelo fato de em se comprando um pacote com o Museu e o la Geode ficar mais barato, não utilizamos o Museum Pass e o deixamos para  os quatro dias seguintes. Importante saber que mesmo os adultos têm que comprar os tickets da Cite des Enfants para acompanhar as crianças. Compre pela internet para evitar filas. No entanto, não vi muitas na abertura, as 9:30, quando chegamos.
Participamos da sessão das 10:00 da Cité des Enfants e, na seqüência, visitamos as salas permanentes chamadas de Explora por 1h30 (foi pouco, mas com crianças pequenas o suficiente). Depois, almoçamos sanduíches e sopas na lanchonete Atmosphere, dentro do museu, e vimos a sessão das 1:30 da Geode. As filas das duas lanchonetes do museu são longas e lentas. O cafe da Geode me pareceu mais tranquilo quando lá cheguei para ver o filme. Opte por esse.
Depois do filme, optamos por retornar ao apartamento, pois as menores estavam cansadas, mas ainda é possível conhecer a Museu de La Musique, que fica no mesmo parque que, por si só, vale a visita. Se ainda tiver pique, vá até  o Canal de San Martim,  não muito longe dali, onde cada vez mais pequenos bistrôs interessantes são abertos no seu entorno (cheque o próximo post) sobre o tema.

Seguindo o programa que fizemos, você ainda terá um resto de tarde para passear ou fazer compras. Eu fui correr. Nesta noite, jantamos todos às 19:00 no Rebouldingue,um  Bibi Gourmand muito próximo da Notre Dame, para onde seguimos às 20:00 para um concerto. As crianças gostaram muito e acho uma maneira muito legal de apresentar a elas músicas com as quais têm pouco contato. A catedral é linda a noite e é um belo programa assistir um concerto ou missa nesse horário. Consulte o site para ver os eventos oferecidos, pois não se arrependerá. Para a maioria dos concertos, dá para comprar o ingresso no mesmo dia ou até na hora.



No quarto dia, começamos a usar o Museum Pass de quatro dias e fomos visitar o Museu do Louvre, lugar, cuja  visita é obrigatória para quem vai à Paris pela primeira vez, mesmo que museu não seja a prioridade do viajante. Eu já fui algumas vezes, mas confesso que me cansa  devido a enorme coleção que abriga. Sempre vou para ver uma exposição temporária, mas dessa vez, com as crianças, não escapei de fazer um tour.

 

Visitando o site do Museu, cheio de informações, vi que, além de visitas  em grupos em diversas línguas, oferece também visitas para grupos privados. Assim por EU 160 tivemos uma conferencista, que falava português, exclusivamente para nossa família. O tour escolhido foi das grandes obras (masterpieces). Entendemos um pouco da história do museu e passamos por algumas de suas principais obras, contextualizando sua importância na história. Achei muito interessante e as crianças curtiram. Dura somente 1h30min. e foi o suficiente para prender a atenção dos adolescentes e das menores. Terminado esse tour, optamos, para não cansar,  por visitar somente a ala dedicada ao Egito, que tem uma coleção importante e era do interesse da garotada.
Sempre acho tours de museus uma excelente maneira de se ter uma visão geral do acervo ou de alguma de suas coleções. É uma boa maneira de aprender algo e não só apreciar a beleza das obras.
Se tiver interesse no tour privado, terá que ligar para o tel. 00xx33 1 402 05 177, com no mínimo uma semana de antecedência. Falar um pouco de francês pode ser útil. Se não quiser gastar com o tour privado e tiver conhecimento de inglês, espanhol ou outra língua, sugiro que verifique os horários dos tours para grupos abertos, são muitos em vários horários.
Como o nosso tour era as 11h30, aproveitamos o início da manhã para passear pelo Jardim de Tuileries, jardins do antigo Palácio do Louvre. É uma boa mostra de um típico jardim francês, com toda a simetria que o configura.

 

Após a vista pelo museu, seguimos de metrô a Praça da Ópera, para almoçar no Zinc Operá. O restaurante é um Bibi Gourmand, que na hora do almoço oferece um menu  de três pratos por EU 32 ou dois pratos  por EU 26Só fomos de metrô para não cansar as crianças, pois a caminhada é prazerosa.
Depois do almoço passamos por frente da Opera Garniere de lá seguimos pelo Boulevard des Cappucinos até a Igreja de Madeleine, sem não antes comprar algumas iguarias no Fauchon, cuja loja se  situa no nº 30 da Place de Madeleine. No número 24/26 da mesma praça está o café, a pastisserie etc…
Igreja de Madeleine

 

De lá, seguimos pela Rue Royale até a Place de La Concórdiapara ver as perspectivas dos monumentos, arcos de Carrossel do Louvre, Triunfo e La Defense, no sentido leste/oeste, e a Assembléia Nacional e a Igreja de Madeleine, ambos com suas colunas clássicas, no sentido norte/sul).

Assembléia Nacional

 

La Defense

 

O ritmo com crianças é mais lento e elas se cansam mais facilmente, então, seguimos de volta para o apartamento. Se tiver pique, pode incluir a visita a Ópera. Eu fiz há muitos anos e sinceramente acho mais interessante ver uma apresentação (atualmente o local é dedicado somente ao ballet). No entanto, se aventurar na visita, verá um belíssimo prédio do final do século IXX, contrastando com um teto pintado por Marc Chagall em 1964.

 

 

Outro ponto que pode ser incluído neste percurso é a elegante Place Vendôme, construída  no século 17 e abrigo de todas as grandes joalherias do mundo. Se o seu interesse for compras de grife, pode seguir, ainda, pelo trecho da Faubourg de Saint Honoré, a partir da Place Vendôme em direção à Champ Elysee. À noite fomos jantar, novamente somente com os adolescentes, no La Regalade Saint Honoré, um dos três endereços do chef Bruno Doucet, que tem uma estrela no
La Regalade  de Montparnasse, onde estive há 6 anos.
Esse Bibi Gourmand, situado na rua Saint Honoré, segue a proposta do primeiro e oferece um menu de três pratos por EU 35. Há, ainda, algumas opções do dia que podem ter um suplemento no preço, como era o caso das vieiras com trufas negras no dia que fomos. O ambiente é de bistrô  e a comida traz clássicos com alguns toques especiais. Todos gostaram.
É essencial reservar.

Essa foto de La Regalade Saint-Honore é cortesia do TripAdvisor
No quinto dia, começamos o roteiro pela Igreja de Saint Etienne du Mont, situada no monte Genevieve, que guarda os restos de Santa Genevieve, padroeira da Paris, e de ilustres personalidades como Racine e Pascal. A igreja que fica ao lado do Pantheon  está construída sobre a base da igreja do século VI.  Tem vitrais muito bonitos e se for visitar o Pantheon não deixe de passar por lá.

 

Na sequência vistamos o Panthéon,  que abriga os restos mortais de várias personalidades francesas, entre elas Dumas, Zola, Rousseau, Victo Hugo e Voltaire. Foi construído como igreja para ficar no lugar da igreja de Sainte Genevieve, mas durante a Revolução Francesa foi convertido em monumento histórico. Possui ricas pinturas de suas paredes e tem no seu acervo o Pêndulo de Foucault.

 

Seguimos a pé, por meio dos diversos prédios da Universidade Sorbonne, até o Museu da Idade Média (museu de Cluny). O museu está localizado em dois prédios interligados, as termas galo-romanas dos século I a III e a ala residencial dos monges de Cluny, datada do século XV. O edifício só se tornou museu no século 19.

O museu é pequeno e algumas de suas salas, como a das armaduras e das termas romanas, despertam o interesse dos pequenos e crescidos. Em uma de suas salas estão expostas as famosas tapeçarias da Dama e o Unicórnio.

Dama e o Unicórnio

 

Acabamos esse percurso matinal às 12:15, quando paramos para almoçar no Les Verre de Contact. Esse restaurante  Bibi Gourmand fica numa parte menos turística do Quartier Latin. O menu do horário do almoço, oferece três pratos por  EU 21 ou dois por EU 17, é honesto, mas nada de especial. Veja outras opções nessa área da cidade no blog da próxima quinzena sobre lugares para almoçar próximos aos  lugares turísticos.
A escolha do restaurante se deu pela proximidade com a Catedral de Notre Dame, que às quintas-feiras, como era o caso, oferece tours guiados em inglês às 14:00. Como o almoço terminou às 13:30, tivemos tempo, ainda, de tomar sorvete do Berthillon, na Ile de Saint Louis. Então, deixamos as meninas menores com nossa ajudante no jardim que fica nos fundos da Notre Dame e abriga um pequeno playground e fizemos a visita guiada apenas com os meninos maiores. Embora tenha durado quase duas horas, eles acharam interessante e não se cansaram.

Depois desse tour, fomos todos  visitar os lindos vitrais da Saint Chapelle, último programa do dia. Se tiver tempo, pode azer também um tour guiado às terças às 10:30 ou reserve um tour privado.

 

Se começar esse roteiro mais cedo, poderá incluir a criptada Notre Dame, que abriga as ruínas romanas na antiga Paris ou a subida na torre da catedral. Quem tem o Museum Pass tem fila especial para subir, o que não significa fila curta.

Na noite dessa quinta-feira, fomos com os adolescentes jantar no Le Comptoir, único restaurante da viagem que eu já conhecia. Esse bistrô talvez seja o mais concorrido de Paris, Nos jantares de segunda a sexta-feira, quando o chef Yves Camdemborde serve um menu de três pratos, queijo e sobremesa por EU 60. As mesas não rodam e a maioria dos vinte e poucos lugares são reservados aos hóspedes do hotel Relais Saint Germain.

Essa foto de Le Comptoir du Relais é cortesia do TripAdvisor

Se não for hóspede, como era nosso caso desta vez, eles aconselham que a reserva seja feita com seis meses de antecedência, que foi quando fiz. Aos sábados e domingos o serviço é a la carte, de forma ininterrupta e se senta por ordem de chegada. Nos horários de pico uma fila é formada de fronte ao local. De segunda a sexta, abre do almoço ao final da tarde a la carte sem reserva.
No sexto dia fizemos um tour de grupo pelo Museu D’Orsay, que é o outro museu imperdível. O tour em inglês de 1h30min vale a pena, terça às 11:30 e 14:30; quarta, sexta e sábado, às 11:30, quinta às 11:30 e 18:30). Verifique os site, pois os horários mudam.  Paga-se EU 6, além do ticket de entrada ou do Museum Pass, e a guia dá um apanhado geral do acervo, principalmente aquele compreendido pelo movimento impressionista. Foi um jeito interessante de ter a atenção dos adolescentes.

 

Como chegamos uma hora antes do início da visita, tivemos tempo de ver a exposição temporária dedicada a Gustave Dore, que segue até 11.05.14. Se você for até 06.07.14, terá oportunidade de visitar a exposição Van Gogh/Artaud – The Man Suicided by Socity, que teve início depois da minha volta e promete longas filas. Mais um motivo para comprar o Museum Pass.

Depois da visita ao museu, almoçamos no 35 Ouest, 1* Michelin, com cardápio centrado em frutos do mar. É bem próximo ao museu e o menu do almoço custa EU 38 para três pratosTodos os pratos estavam muito bons. Depois do almoço voltamos para a casa, mas uma boa opção é seguir andando em direção à Champs Elyseé e percorrer essa que é uma das avenidas mais famosas do mundo. Se tiver pique pode parar para ver uma exposição temporária no Grand Palais ou subir no alto do Arco do Triunfo.

Grand Palais

 

Nessa noite de sexta-feira, jantamos no L’Aperge, restaurante 3* Michelin e o primeiro francês na lista dos melhores do mundo pela revista Restaurant, na 16ª posição. A cozinha do chef Alain Passard é um tributo aos vegetais, tendo apenas algumas poucas exceções de frutos de mar. Eu experimentei o menu degustação dos clássicos, que dentre as oito etapas tinha um prato com vieiras e outro com peixe, e o meu marido provou o menu jardim da estação com onze pratos preparados com vegetais. De início os pratos surpreendem muito, mas confesso que depois do terceiro não achei mais tanta graça. Foi o primeiro restaurante dessa categoria em que  achei valer mais a pena pedir a la carte do que a degustação. Fica a dica.

No sétimo dia, visitamos a tão esperada (pelas crianças) Torre Eiffel, onde, sem a aquisição de ingressos pela internet, vai esperar horas na fila. O monumento mais famoso do mundo atrai multidões.

O melhor é comprar os tickets para a abertura, às 9:30, como fizemos, ascender diretamente ao topo e depois visitar o terceiro e segundo pavimento, para evitar as filas subsequentes.

Se não houver ingressos disponíveis quando consultar, cheque outras vezes, pois os ingressos são liberados aos poucos, até mesmo com um dia de antecedência. Ir sem eles significa despender meio dia ou mais para um programa de 1h30min.

Da torre, atravessamos o Champ de Mars,  que tem um playground pequeno e oferece passeios de pôneis se tiver interesse em entreter um pouco as crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguimos a pé até o Musée de L’Armée Invalides, no qual a cúpula da Catedral de Saint-Louis-des-Invalides abriga o túmulo de Napoleão de Napoleão I. 

Túmulo de Napoleão

Muito perto dali está o Museu Rodin, que não visitamos, mas pode ser incluído no roteiro.

Nesse dia almoçamos no L’Affriolé, outro Bibi Gourmand, no estilo bistrô moderno. Havia muitas opções para o menu de três pratos e as porções para as duas crianças menores puderam ser divididas, pois eram generosas. Estava lotado de locais naquele sábado e parece ser sempre assim.

Foto obtida em: http://www.laffriole.fr/

 

 

 

 

 

 

 

De lá pegamos um táxi até o Jardim de Luxemburgo, que é um ponto de encontro dos franceses da Rive Gauche, onde deixamos as crianças em companhia da babá, no seu grande playground e fomos fazer compras em Saint Germain de Prés. 




Depois de quase três horas resgatei as crianças que tinham adorado o programa. No jardim ainda dá para passear de pôneis e ver o teatro de marionetes.

 

Na  nossa última noite, jantei somente com meu marido no concorrido Zé Kitchen GalerieO restaurante 1* do chef William Ledeuil, que trabalhou muito tempo nos restaurantes de Guy Savoy, faz uma cozinha autoral com foco em peixes e frutos do mar, em um ambiente moderno. Para mim foi a melhor refeição de toda a viagem. 

 

Pedimos o menu degustação que apresenta seis pratos e todos estavam sensacionais. Difícil de conseguir mesa, mas vale insistir de última hora ou até fazer uma tentativa sem reserva entre 9:30 e 10:30.

No dia seguinte, domingo da nossa volta, fomos de manhã a Montmartre. Subimos de funicular para não cansar e depois de visitar a Basílica de Sacre Coeur, fizemos um passeio de 0h40min de trenzinho, que parte defronte da basílica e percorre todo o bairro. É divertido, principalmente com crianças, e não cansa.
Terminado o passeio fomos a pé visitar a igreja de Saint Julien le Pauvre, a mais antiga da cidade, datada do século XIII, bem ao lado da Praça de Tertre, ponto de encontro dos grandes mestres da pintura, franceses e também estrangeiros que trabalharam em Paris no início do século XX, a exemplo de Picasso e Dali. Se tiver tempo, visite o pequeno museu deste último.

Praça de Tertre. Foto obtida em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:PlacedeTertre.JPG

A praça é repleta de artistas expondo suas obras  e é um bom lugar para ser modelo por alguns minutos. Há, ainda, várias lojinhas de souvenires no seu entorno. Como eu não achei nenhum restaurante especial na minha pesquisa antes da viagem, pegamos um taxi e seguimos até o 10º. arrondisement, onde pipocam vários novos bistrôs.

No entanto, como era domingo, as opções eram mais restritas e escolhemos o Le Verre Volé, citado numa matéria da Condé Nast como um dos restaurantes participantes desse movimento que diminui os custos, mas não abre mão da boa comida. Só tinha locais e embora o ambiente seja quase precário a comida estava muito boa.

Como estava ensolarado, seguimos a pé por um trecho a beira do Canal de San Martin até a Praça da República, onde pegamos o metrô de volta para casa, a tempo de terminar as malas e pegar o transfer para o aeroporto.

Se não for seu dia de volta, dá para combinar o passeio de Montmartre de manhã com o Marrais a tarde. No Marrais não deixe de visitar a Place de Vosges e o Museu Picasso.
Museu Picasso. Foto obtida em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mus%C3%A9e_Picasso_Paris_cot%C3%A9_jardin.jpg


Mais informações sobre o motorista e passeios.

Um blog que merece ser consultado Paris RD/RG:

Pista de patinação – não encontrei telefone.

Informações práticas:
Rink do Hotel de Ville, em Paris
Segunda a Sexta 12:00-22:00
Sábado, domingo e feriados 09:00-22:00
acesso gratuito – aluguel: 5 €
Disneyland Park > 10:00-20:00
Disneyland Park Emh > 08:00-10:00
Walt Disney Studios > 10:00-19:00
 
Aberto de terça a sábado, das 10:00-18:00 e domingo das 10:00-19:00. Fechado segunda. 
 
Géode  http://www.lageode.fr/la-geode/?lang=en – é aberto de terça a domingo das 10:30-20:30 e algumas segundas.
Exibições do Explora de terça a sábado, das 10:00-18:00, domingo, das 10:00- 19:00.
Cidade das Crianças – sessões de 90 minutos, de terça a sexta, às 10:00, 11:45, 13:30 e 15:15;
Sábado e Domingo: 10:30, 12:30, 14:30, 16:30.
Reservas para grupos- Tel : 00 33 (0) 1 40 05 81 41 

Horários: terça-feira 12:00-18:00; quarta-feira 12:00-18:00; quinta-feira 12:00-18:00

sexta-feira 12:00-06:00; sábado 12:00-18:00; domingo 10:00-18:00
Tour às 14:00 +33 (0)1 42 34 56 10.  Não precisa reservar e é grátis.
English: Wednesday 2 pm; Thursday 2 pm; Saturday 2:30 pm
Spanish: Saturday 2:30 pm Visita guiada gratís : Sábado 14.30
open every day of the year from 8:00 am to 6:45 pm (7:15 pm on Saturdays and Sundays).
Access to the cathedral is open and free of charge every day of the year, during the opening hours
 
Tel.: +33 (0)1 40 20 53 17
 
By | 2014-11-16T20:46:52+00:00 março 21st, 2014|Europa, França, Paris|7 Comments

About the Author:

7 Comments

  1. […] uma cidade com belas paisagens e monumentos, é difícil ver Paris  do alto (post aqui no blog por duas vezes). Pensando nisto, a Condé Nast (set./14) selecionou quatro restaurantes, que, além de boa comida […]

  2. […] Foz do Iguaçu, Andorra e Catalunha,  Beach Park (Fortaleza), Nova York, Dubai, Vietnã, Camboja, Paris, gastronomia de Lima e as suas atrações, Pantanal, Patagônia Argentina, por Raquel Elita Alves […]

  3. Vanda Di Yorio 16/11/2014 at 16:33

    Jaqueline
    Este foi o melhor roteiro que já li para conhecer Paris. Prático e enriquecido com detalhes e dicas de restaurantes. Provei vários e todo o grupo da viagem elogiou as escolhas. Parabéns

    • Jaqueline Furrier 18/11/2014 at 12:20

      Vanda, obrigada pelo feedback. Espero que outros temas lhe interessem no futuro.

  4. Gisele 31/03/2014 at 18:08

    Jaque, é um a delicia ler os seus roteiros, muito bem detalhados e que fazem toda diferença para quem quer planejar uma viagem ! Você nos dá uma lição de organização e nos faz querer viajar mais e mais! Parabéns e Obrigada por este Blog ! Beijo, Gi

%d blogueiros gostam disto: