O Porto: um pedaço tão especial de Portugal

Por Raquel Preto
edição e revisão de Jaqueline Furrier e Mel Reis
fotos Raquel e José Carlos P. Pereira

 

Este post do Mais que Viagem inaugurará a criação do nosso seleto grupo de colaboradores com “rodinhas nos pés”, como anunciado no momento da migração, que ocorreu em julho deste ano (2014).

A primeira a aderir, Raquel Preto, é advogada e tem raízes portuguesas, aliás o tema de sua postagem é o Porto, cidade cheia de história situada no noroeste de Portugal e deixa claro a sua paixão pela região.

As visitas ao país são feitas ao menos uma vez ao ano, acompanhada da família ou dos amigos. E é com propriedade que, além de dissertar sobre os atrativos do local, Raquel, amante da culinária portuguesa, que apresenta  a amigos em verdadeiros banquetes, lista os melhores restaurantes e, com muita dificuldade restringiu a seleção aos “top 10” do Porto.

A primeira publicação aqui é sobre os passeios e a próxima, na sexta seguinte, a respeito dos restaurantes.

Aproveite esse delicioso roteiro.  

Portugal. Porto

Infelizmente, quando se trata de conhecer Portugal, uma expressiva quantidade de brasileiros ainda ignora inúmeras vezes esta incrível cidade portuguesa, ou não lhe dá a devida importância, reservando-lhe quiçá apenas um dia ou, pior, algumas poucas horas apressadas em meio ao roteiro de passeios programados para as terras lusitanas… E isso é um verdadeiro pecado turístico! Pecado esse não cometido, no entanto, por outros turistas vindos de todos os cantos do mundo e que enchem a cidade de idiomas diferentes e muita animação.

E deixar de lado a cidade é de fato um grande pecado porque o Porto é uma cidade encantadora, realmente charmosa, cheia de história, tradição, comida de qualidade, inúmeros lugares lindos e de muito interesse cultural, paisagístico e humano.

É destino para turista algum botar defeito, além de ser uma ótima base de exploração para uma zona muito interessante em Portugal, mas também ainda muito menos explorada turisticamente por brasileiros.

Vista da Sé, descendo pelo casario até a Ribeira.

O Porto é cosmopolita na medida certa, pois mesmo tendo se modernizado, conseguiu preservar a autenticidade da essência portuguesa de forma equilibrada e muito charmosa.

E, além disso tudo, a cidade é a porta de acesso para toda a sensacional região nortenha portuguesa (o formoso e rico Minho, cheio de monumentos incríveis e paisagens lindas, como a do Parque Nacional de Peneda-Gerês; a belíssima zona vinícola do Douro, tão dramática e impactante visualmente que é considerada por inúmeros especialistas como a mais bela região de produção de vinhos no mundo; a lindíssima região de Trás-os-Montes, com toda a sua estonteante paisagem natural e agreste e pontos de relevante interesse histórico; lugares incríveis tanto do ponto de vista cultural, quanto natural, como o incrível e conservado Castelo de Bragança e sua cidadela medieval ou o Parque Nacional de Montesinho).

Praça de Gomes Teixeira, popularmente conhecida por Praça dos Leões.

A cidade do Porto e todo o seu entorno estão cheios de atrações, muitas delas pouco conhecidas dos brasileiros, mas que são lindas e realmente muito relevantes e interessantes, haja vista a antiguidade da ocupação humana na região e a profunda relevância dessa cidade e da região ao seu redor na vida do país e no desenvolvimento histórico, econômico e cultural da nação ao longo dos séculos da história portuguesa.

É de se lembrar que Portugal ganhou sua identidade nacional justamente nessa região e o desenvolvimento da nação portuguesa foi do norte para o sul.

A cidade é a segunda maior de Portugal e sua relevância cultural é inegável, sendo mais importante que Lisboa propriamente dita em vários setores. E, portanto, em minha opinião, três dias são o mínimo para conhecer a cidade e os seus principais aspectos e assim podermos corrigir o pecado turístico mortal que cometemos ao não irmos ao Porto! O ideal: cinco dias.

Dicas de hotés

Então, passando às dicas e informações turísticas a respeito dessa cidade maravilhosa, vamos aos hotéis. Em minha opinião, as três melhores e mais charmosas opções de hospedagem na cidade do Porto atualmente são as seguintes:

O novo Hotel Intercontinental Palácio das Cardosas, na Praça da Liberdade, de frente para a lindíssima Avenida dos Aliados! Essa é uma excelente escolha de hospedagem por vários motivos: a localização é incrível, pois fica bem no meio de uma área excelente na cidade e literalmente encostada à zona histórica da cidade. Além disso, a rede Intercontinental garante o serviço impecável. Tem um spa moderno e um lindo e bom restaurante.

Por fim, e, talvez o mais importante aspecto, é o fato de que o hotel é fruto de uma intervenção radical num prédio histórico da cidade e o resultado ficou sensacional.

Ao fundo, a Torre dos Clérigos, à direita a zona da Av. dos Aliados e o Hotel Intercontinental à esquerda.

Tornou-se, portanto, um daqueles hotéis particularmente especiais, pois recuperou com sucesso um prédio muito relevante arquitetônica e historicamente na cidade do Porto, aliando decoração elegante e muito bom gosto com arquitetura histórica relevante! O fato é que o hotel ficou lindo, é extremamente bem localizado, é novo em folha e tem ótimo serviço. Recomendo muito, portanto.

O charmosíssimo e elegante The Yeatman, que fica do outro lado do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, ou seja, de frente para a cidade do Porto.

Apesar do hotel ficar em outra cidade, Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do rio, ou seja, fora do Porto propriamente dito, como as distâncias são pequenas entre as duas cidades irmãs, separadas que estão apenas pelo lindo Rio Douro, mas conectadas por diversas pontes, e mais, como o trânsito não é tão intenso nessa área das cidades, é super tranquilo ficar hospedado em Vila Nova de Gaia ao visitar o Porto.

(As fotos daqui foram obtidas no site do hotel: http://www.the-yeatman-hotel.com/pt/galeria/)

O hotel é elegante e o seu restaurante é dos melhores da zona do Porto; aliás, o restaurante é imperdível mesmo, portanto, mesmo se não ficar hospedado nesse hotel, é absolutamente fundamental ir ao restaurante para jantar ou almoçar. A grande maioria dos apartamentos tem uma vista lindíssima, pois ficam de frente para a zona histórica e mais antiga da cidade do Porto e os quartos são grandes e o serviço é impecável.

É um Relais & Châteaux admirável. E a piscina é o máximo, pois é uma daquelas piscinas com uma vista inesquecível, ou seja, você fica tomando sol, se tiver tempo, e olhando para um horizonte com um visual incrível; compondo o meu grupo particular das dez mais incríveis piscinas do mundo.

The Yeatman Hotel.
piscina do hotel Yeatman

O histórico e belíssimo Hotel Palácio do Freixo, um integrante do grupo de hotéis e pousadas especiais do país (Pousadas de Portugal). O prédio em que se encontra o hotel foi construído na metade do século 19 e, arquitetonicamente, é considerado um dos mais marcantes exemplares do chamado estilo Barroco Português.

Porto. Portugal

Só para dar uma ideia da relevância histórica da propriedade, a fachada do Hotel Palácio do Freixo foi declarada monumento nacional no começo do século passado, em 1910.

O interior do hotel foi total e competentemente restaurado, incluindo os incríveis afrescos nos tetos e nas áreas pública do edifício. Tem uma vista magnífica para o Rio Douro, e, apesar de não estar localizado exatamente no centro da cidade, fica próximo às áreas mais centrais e com acesso fácil. Tem um spa moderno e um ótimo restaurante. É uma opção maravilhosa de hospedagem.

Observação: o Sheraton Porto Hotel & Spa é também um boa opção de hospedagem, menos charmosa, evidentemente, mas o hotel é extremamente bem localizado, tem boas instalações, que foram modernizadas e mantem o bom padrão da rede Sheraton. É uma opção esperta e interessante, mas é uma opção mais “business”.

Pontos turísticos

E agora, para finalizar, em termos de pontos turísticos de interesse, eis aqui algumas coisas e lugares imperdíveis na cidade do Porto e região, e haveria muito mais, mas vou destacar uma dúzia de “must see/must do”:

Passear pela região da Avenida dos Aliados, com seu belo e harmônico conjunto arquitetônico, capitaneado lá no alto pelo lindo prédio da Câmara Municipal do Porto, que é o prédio da Prefeitura, e ir caminhando até a belíssima Estação Ferroviária de São Bento.

É imperioso entrar na estação e ir ao seu hall principal para admirar os belíssimos e monumentais exemplares de azulejaria tradicional portuguesa, e, por meio dos quais diversos episódios relevantes da história portuguesa são retratados. Esse é um programa imperdível e surpreendente!

Outro ponto imperdível na cidade é a histórica, impactante e linda Sé do Porto. A Catedral da Sé da Cidade do Porto é um edifício antiquíssimo e muito imponente, revelando em seu interior joias artísticas, culturais e arquitetônicas. A opulência e dimensão do edifício faz com que ele seja visto com facilidade de diferentes ângulos na cidade, mas a mais linda parte da visita está lá dentro... Portanto, compre a entrada e… Entre!

interior da Sé

O claustro é lindíssimo e é realmente uma joia arquitetônica; talvez seja um dos mais lindos claustros em que já estive e olhe que já estive em muitos… A antiga e conservada azulejaria portuguesa que se espalha pelo interior do edifício é simplesmente embasbacante; é dos melhores e mais conservados exemplares desse tipo de obra em Portugal! Ressalto que o início da sua construção data da primeira metade do século XII, tendo se prolongado até ao princípio do século XIII.

O edifício é em sua maioria construído em estilo românico, ainda que tenha sofrido alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o caráter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitetônico.

Sé do Porto

A caminhada entre a Estação Ferroviária de São Bento e a Sé do Porto é curta e é uma ótima continuação do passeio.

travessia ponte Tabuleiro

Aliás, aproveite a sensacional vista da cidade que se tem dali, a partir do pátio central externo à Catedral da Sé será possível observar toda a área histórica do Porto até o Cais da Ribeira! Ou seja, do pátio que fica em frente à fachada central da Catedral, você verá todo o contorno histórico da cidade. É de tirar o fôlego!

Vista da Sé descendo pelo casario até a Ribeira

Caminhar pela área da bonita Torre dos Clérigos e, se tiver fôlego, subir os seus muitos degraus para ver a vista 360 graus de toda a cidade do Porto e que se estende até Vila Nova de Gaia.

Mas, se não quiser subir, há muito que fazer nessa área, pois ali, junto à praça, está a lindíssima e histórica Livraria Lello & Irmão , com sua lindíssima escada vermelha em caracol (foto abaixo).

A incrível escadaria interna da Livraria Lello & Irmão

E, quase ao lado da Lello, está a sensacional loja de utilidades, decorações e cacarecos divertidos e charmosos chamada “A Vida Portuguesa” e que faz você viajar no tempo. Não deixe de entrar, pois você vai se surpreender.

Além disso, a praça que fica por cima do estacionamento dos Clérigos, ao lado da Torre, virou um espaço moderno com algumas lojas descoladas e diversos restaurantes “cool”/moderninhos com comidinhas apetitosas, o que pode ser uma boa opção para uma parada rápida para um almoço, em meio a um dia de passeios. E, para arrematar, por trás da Torre dos Clérigos, há a boa e tradicional garrafeira (loja de vinhos e bebidas alcoólicas) Cleriporto, muito tradicional e que tem grande variedade de excelentes rótulos de vinhos portugueses por bons preços.

Loja de vinhos garrafeira

Caminhar pelo entorno do antigo e charmoso Mercado do Bolhão.

Para além do antigo mercado, em seu entorno, e até mais interessantes, encontram-se dezenas de lojas tradicionais e antigas, mas todas muito bonitas, charmosas e cheias de relevância arquitetônica, como a famosa Pérola do Bolhão (foto abaixo), com sua colorida e maravilhosa azulejaria portuguesa cobrindo a fachada da loja, e na qual se vende todo tipo de bebidas, queijos, embutidos e ingredientes diversos a clientes sôfregos que lotam e se espremem no pequeno salão.

Pérola do Bolhão

E há várias lojas de acepipes nessa região, todas com ambientes antigos, muito tradicionais e muito bonitos, seja por conta da azulejaria colorida e cheia de desenhos, seja por conta de outros enfeites de fachada que nos transportam para a Bélle Epoque.

E aproveite a caminhada para chegar e sentar num dos mais charmosos Cafés em que já estive pelo mundo afora: o histórico e lindo Café Majestic (ele estará especificamente referido no próximo post dedicado às experiências gastronômicas no Porto e região).

Imperdível a visita guiada ao Palácio da Bolsa de Valores do Porto: o edifício é lindo, grandioso e de muita relevância histórica e cultural, retratando à perfeição a importância da cidade do Porto e de toda a região norte portuguesa para a história de Portugal e os seus mais relevantes momentos políticos, sendo este monumento uma prova viva da riqueza e da importância dos comerciantes e empreendedores “tripeiros” e de todo o norte de Portugal.

Entre vários lindos salões, merece destaque o fenomenal Salão Árabe, que é simplesmente de tirar o fôlego, revelando a pujança de um importante período na história da cidade e do país. Saindo da Bolsa e descendo, continue a caminhada em direção ao Cais da Ribeira, mas é fundamental parar antes para visitar a maravilhosa Igreja de São Francisco.

A Igreja de São Francisco, que fica próxima ao Palácio da Bolsa, é parada obrigatória, seja por seu valor arquitetônico geral, seja por conta de seu riquíssimo interior, enfeitado e coberto com uma quantidade incrível de ouro e com obras artísticas muito relevantes, como por exemplo, a lindíssima “Arvore de Jessé”, escultura com madeiras de lei, ouro, pedras preciosas e outros materiais nobres e por meio da qual a árvore genealógica de Cristo é representada. Essa escultura fica do lado esquerdo da nave, olhando de frente para o altar mor. Não saia da igreja sem admirar a beleza da obra.

É dos interiores de igreja mais incrivelmente elaborados, ricos e opulentos que já vi… Faz cair o queixo…

Igreja São francisco
A árvore de Jessé - escultura no interior da Igreja de São Francisco

Vale continuar a caminhada agora em direção ao Cais da Ribeira, a zona mais antiga da cidade e, portanto, mais histórica do Porto. É imperdível. Charmosíssimo e impactante conjunto arquitetônico que se estende por várias ruelas e quarteirões que ora sobem, ora descem.

O Cais da Ribeira está cheio de edifícios de vários andares, capelas, igrejas e sobradinhos decorados com o melhor da azulejaria portuguesa em suas fachadas, estabelecendo um horizonte colorido e sensacional para o deleite dos turistas e suas incansáveis máquinas fotográficas.

Caminhe em ziguezague, mas também descendo para se aproximar da margem do Rio Douro, onde estão artistas amalucados e divertidos à espera de uma moeda (foto abaixo), bem como meninos portugueses se divertindo ao pular para dentro do opulento Rio Douro (foto mais abaixo).

O entardecer ali, sentando num dos cafés, olhando para as águas do Rio e para a maravilhosa e elegante Ponte D. Luís, atribuída ao famoso Gustave Eiffel, o mesmo que projetou a Torre Eiffel em Paris, mas que na verdade foi projetado pela empresa dele, especificamente por seu sócio, e olhando também para a Serra do Pilar que vai acendendo as luzes de seu Mosteiro conforme a tarde vai caindo, do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, onde se vislumbram os diversos e antigos galpões das caves do vinho do porto, é simplesmente inesquecível e impagável

Desfrute, portanto.

Não deixar de visitar de forma mais completa Vila Nova de Gaia, a cidade irmã do Porto, quase uma irmã siamesa, não fosse o rio que as divide, e onde estão as famosas caves do vinho do Porto. Portanto, você vai descobrir que as caves do famoso “vinho do porto” não ficam no Porto! Ficam do outro lado do Rio Douro, ou seja, na margem oposta à cidade do Porto, em Vila Nova de Gaia!

Vila Nova de Gaia

Eu recomendo a visita particularmente a três delas, por sua excelência em termos de vinhos do porto de elevadíssima qualidade e por sua infraestrutura: Grahams, Taylor’s e Calém

porto. portugal
Taylors

E, para conhecer minimamente essa margem oposta do Douro, não deixe de utilizar o moderno bondinho que liga a parte baixa de Vila Nova de Gaia à parte mais alta, a Serra do Pilar, onde está o Miradouro da Serra do Pilar e o bonito Mosteiro da Serra do Pilar. Nesse miradouro é possível ver de frente toda a cidade do Porto, assim como o majestoso e elegante Rio Douro, que com carinho secular a contorna e abraça permanentemente.

É também possível perceber a sucessão de diferentes pontes, construídas em diferentes períodos históricos, e que ligam intensamente as duas margens e as duas cidades irmãs: será possível visualizar a elegância romântica da Ponte D. Luís, a pretendida modernidade de um Estado Novo refletida na Ponte da Arrábida, a elegância simples da Ponte do Infante ou a beleza e romantismo da Ponte D. Maria, esta sim realmente projetada em pessoa pelo famoso Gustav Eiffel, entre outras.

E esse incrível Miradouro é outro excelente lugar para assistir a um por do sol. O passeio no moderno bondinho é rápido, confortável e permite que sejam tiradas excelentes fotografias! Ressalto que houve uma bonita reurbanização na parte baixa de Vila Nova de Gaia, de onde sai o bondinho, o que permite uma simpática caminhada pelas margens do rio e de onde é possível olhar a cidade do Porto à beira d’agua do Rio Douro e onde estão atracados alguns exemplares dos históricos e lindos barcos rabelos, por meio dos quais as barricas de vinho do porto eram trazidas do alto Douro para a zona de caves (armazenagem e comercialização) de Vila Nova de Gaia, onde ficavam sediados os grandes produtores e comerciantes do vinho, que tanto fizeram pela  fama vinícola histórica de Portugal mundo afora. Nessa área há lojas diversas e interessantes, inclusive de vinho do porto. Há também cafés e restaurantes.

Vale muito a pena conhecer o interessante Museu Romântico, que é pequeno, charmoso, fácil e rápido de visitar e de cujo jardim se tem vistas incríveis e de outros ângulos do Rio Douro.

É um jardim charmoso, cheio de árvores centenárias, fontes e espelhos d’água. Andando pelo jardim é possível vislumbrar o perfil da cidade do Porto e da margem oposta de maneira completamente diferente do que em outros tracionais pontos de visualização do Douro e das cidades.

A visita à Fundação Serralves é obrigatória, tanto por seus incríveis jardins, quanto pela beleza elegante do edifício principal e suas exposições e acervo permanente. É na área da Fundação Serralves que se encontra a sede do Museu de Arte Contemporânea do Porto, cuja coleção é excelente e, normalmente, também sedia relevantes exposições especiais. Seus jardins são estupendos!!

Passear pela zona tradicional e elegante da Foz do Douro durante o dia ou final da tarde, pois o choque das ondas do Atlântico nas pedras, mais o visual do forte (Fortaleza de São João Baptista), que ali está há séculos é realmente impactante. E vale a pena avançar, pois mais à frente, um “calçadão” diretamente saído dos anos vinte surgirá diante dos seus olhos e bem demonstrará o quão elegante sempre foi essa área da cidade: é o chamado “Jardim”da Foz,  que de jardim mesmo tem pouco, mas que na verdade é um grande e charmoso calçadão à beira do mar. E é um charme que pode ser visto em uma caminhada rápida!

E há muito mais… Como a menos conhecida e lindíssima Igreja de Santa Clara, joia do Barroco Português. Ou ainda, a Igreja do Carmo com seus lindos e enormes painéis externos de azulejos portugueses.

A moderníssima e sensacional Sala de Concertos da Casa da Música.

Casa da Música - Exterior

O incrível visual da Capela do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia, que fica cercada pelo mar, a depender da subida da maré, numa versão miniatura do Mont St. Michel no norte da França… A Afurada, praia dos pescadores e as demais praias que se seguem e seus restaurantes e cafés…

E para arrematar estas considerações iniciais, comprovando a relevância e o valor dado internacionalmente à cidade, aqui vão alguns fatos relevantes: o Porto já foi eleito como o “Melhor Destino Europeu” por duas vezes, em distinção atribuída anualmente pela European Consumers Choice, e isso ocorreu em 2012 e novamente em 2014!  Em 2013, a cidade foi eleita o “Melhor Destino de Férias na Europa” pela Lonely Planet, o que não é pouca coisa, convenhamos.

E também no ano de 2014, a revista Business Destinations, que organiza anualmente os “Business Destinations Travel Awards”, considerou a Alfândega do Porto como o melhor espaço para “reuniões e conferências” da Europa, elegendo este moderno Centro de Congressos como o melhor espaço europeu para tais finalidades, não só por sua qualidade, mas especialmente por sua bem sucedida inserção urbana. Aliás, depois de tudo isso, e para quem ainda achar que o Porto é uma cidade menor, sem relevância ou pouco interessante, vale salientar as seguintes informações adicionais: o Porto é a 13ª região metropolitana mais populosa da Europa, na frente de Frankfurt, Bruxelas, Manchester, Copenhagen, Marselha, Munique, entre outras, por exemplo. Com dois milhões e meio de habitantes é praticamente do tamanho de Roma, que tem dois milhões e setecentos mil habitantes.

people in the modern airport Francisco Sá Carneiro

E a Região Norte de Portugal, encabeçada por sua “Capital Invicta ou Capital do Norte”, como é conhecida a cidade do Porto, responde sozinha por 40% de todo o valor acrescentado gerado pelado país e gera 50% de todo o emprego industrial existente atualmente em Portugal. E o melhor e mais moderno aeroporto de Portugal é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o Aeroporto Internacional do Porto, premiadíssimo internacionalmente! Há voos diários saindo de São Paulo e Rio de Janeiro para o Porto.

O Porto é história a céu aberto, é a nação portuguesa com muita autenticidade e é a própria origem da lusitanidade. É também mesa farta e acolhedora, é o Rio Douro e toda a sua força, é o aroma dos estupendos vinhos do porto, é o mar recebendo o rio, é o melhor do calor humano português e é a estupenda porta de entrada para todo o impactante e inesquecível norte de Portugal!

By | 2016-09-25T09:13:54+00:00 setembro 5th, 2014|Europa, Península Ibérica (Espanha, Portugal, Andorra)|Comentários desativados em O Porto: um pedaço tão especial de Portugal

About the Author:

%d blogueiros gostam disto: